Diferenças Raciais
Clarice Vendruscolo Buguiski
AGUA BOA - MT
EMPG BELA VISTA
Lilia Aparecida Oliveira
AGUA BOA - MT
EMPG BELA VISTA
Simone Fernandes da Silva Freitas
AGUA BOA - MT
EMPG BELA VISTA
Co-autor(es)
Simone Fernandes da Silva Freitas, Lília Aparecida Oliveira.
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Inicial
Pluralidade Cultural
Pluralidade e educação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Fortalecer a convivência com as diferenças, respeitando as diversidades raciais;
Desenvolver o respeito e a valorização das diferenças raciais e culturais;
Duração das atividades
2 aulas de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é necessário que os alunos tenham conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
1º momento : Trabalhar com os alunos em uma roda de conversa instigando-os a observação dos colegas identificando as diferenças individuais de cada um;
2º momento: Distribuir diversos tipos de revista, para que cada um possa escolher uma figura de uma pessoa que mais lhe chamasse atenção.
Após este momento fazer uma discussão com eles ressaltando os seguintes pontos: o que mais lhe chamou atenção nessa pessoa? O por quê da escolha? As pessoas vistas por eles eram iguais ou diferentes?
3º momento: Expor em uma mesa no centro da sala várias cores de massa de modelar, pedir para que cada aluno escolha uma cor e faça um bonequinho representando a figura da pessoa antes escolhida na revista.
4º momento: Organizar junto com os alunos um pequeno espaço "Stúdio" para fotografar os personagens criados por eles, deixando que cada um escolhesse o lugar onde seu personagem pudesse ficar ( Ver como os alunos iriam interagir os personagens, se colocariam aleatoriamente ou se isolariam alguns deles por ser diferente)
5º momento: Integração através de fotos.
Recursos Complementares
http://escolabelav.blogspot.com/
http://jhclaricy.blogspot.com/
Avaliação
No decorrer das atividades propostas percebe-se que alguns alunos demonstram receio em relacionar-se com o diferente, seja culturalmente ou racialmente tornando-se evidente a necessidade em dar-se continuidade a essa temática, o que possibilitará uma melhor convivência no âmbito escolar, buscando a valorização de todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário